HIGIENIZAÇÃO DE CAIXA D'ÁGUA E RESERVATÓRIOS
Com profissionais devidamente treinados e capacitados dentro das Normas Regulamentadoras que envolvem trabalhos em espaço confinado e em altura é possível a correta execução de higienização de caixas e reservatórios de água.
Os procedimentos durante a higienização envolvem principalmente a remoção mecânica de material depositado no fundo e/ou parede dos reservatórios, desinfecção com pulverização de produtos específicos e análise de potabilidade da água para conferir a composição físico, químico e biológico.
Para que a limpeza seja realizada conforme pré-estabelecida, é necessário que o cliente faça o esgotamento do reservatório, através do fechamento do registro de entrada de água.

Antes
Depois

Antes
Depois

IMPORTÂNCIA
A falta de higienização das caixas d’água pode ocasionar desde entupimentos decorrentes de sujeira acumulada no fundo da caixa até o surgimento de algas que podem liberar toxinas, ou mais frequentemente bactérias e protozoários que provocam sérios problemas de saúde para quem consumir essa água.
Caso a caixa d´água fique destampada, pode servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e febre amarela. No Brasil, 70% das internações hospitalares são causadas por doenças relacionadas à contaminação da água.
Tal problema é agravado quando se trata de lugares públicos, tais como: hotéis, restaurantes, hospitais, casas de saúde, lojas, supermercados, clubes esportivos e recreativos, edifícios de apartamentos, conjuntos comerciais, repartições públicas e indústrias etc.
Muitas vezes, um profissional não qualificado ao exercer a limpeza da caixa d’água pode acabar a contaminando mais ainda. Neste sentido, percebe-se que regulamentar a obrigação e a forma de higienização das caixas d’água é uma medida de saúde pública, que exercida de forma correta poderá significar enormes ganhos futuros em saúde e diminuição de atendimentos hospitalares.

Para garantia dos serviços, emitidos declaração assinada pelos profissionais e laudo de potabilidade laboratorial conforme solicitado pelos órgãos regulamentadores, seguido do registro fotográfico antes de depois da limpeza.
